quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Courtney Brims


As vezes eu fico impressionada com que os ilustradores são capazes de fazer usando materiais simples e contraste de luz e sombra. Usando apenas lápis - daqueles 2B, 6B - e influenciada pela era vitoriana, histórias de assombração, fotografias antigas, além de sonhos e pesadelos, a Courtney Brims cria ilustrações capazes de nos deixar apaixonadas à primeira vista. 


Eu estava me perguntando esses dias como misturar lápis de cor com grafite sem borrar o trabalho. Quem já usou lápis 6B, sabe como a gente tem que ser cuidadoso, pra não sujar o trabalho e entrar em desespero. É um apaga aqui, põe sombra a mais alí, e esfuma. E sombreia... Enfim, é um exercício de paciência. O traço suave evidente nos trabalhos da Courtney permite essa mistura de cores e tonalidades, com o degradê de preto.




Outra característica bem marcante é a representação de elementos de histórias infantís em versões mais sombrias. A ilustração da Mary com os carneirinhos exemplifica isso bem. A expressão dela é triste, vazia se aproximando bastante da realidade. O mesmo realismo é visto na textura dos pelos dos animais que ela desenha, e nos volumes e padronagens dos tecidos.





Já vou testar as técnicas dela, na minha próxima ilustração. Quem sabe consigo aprender né? Espero que tenham gostado do trabalho dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário